Curso Saneamento Ecológico – Wetlands construídos


Os wetlands construídos, também chamados de zona de raízes ou jardins filtrantes são uma opção econômica e eficiente para o tratamento de esgoto doméstico unifamiliar, seja rural ou urbano. Ela pode tratar águas cinzas e águas negras e libera um efluente em qualidade muito superior aos demais tratamentos similares.

O curso visa trazer os fundamentos do saneamento básico, as técnicas ecológicas de tratamento e sua aplicação residencial de forma prática. Não exige pré-requisitos, sendo adequado a todo tipo de pessoa que queira aprender a implantar e não apenas a profissionais da área.

Dentre as referências que vamos citar no curso está a Dissertação de Mestrado “Avaliação de um sistema descentralizado de tratamento de esgotos domésticos em escala real composto por tanque séptico e wetland construída híbrida.” de Alexandre Antonio Jacob de Mendonça que gentilmente publicou em seu trabalho detalhes técnicos e construtivos do sistema.

Vamos montar na prática um wetland em uma moradia da comunidade da Fazenda Atalaia em Embu das Artes – SP. O local já recebeu os preparativos mais grosseiros e juntos faremos a montagem da tubulação, preenchimento do tanque e plantio das espécies de macrófitas selecionadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *